Avaliação do perfil nutricional de crianças de creches do Município de Lagoa de Dentro foi tema de TCC

Edna Maria do Nascimento da Paz, formada em Nutrição pela Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, escreveu seu trabalho de conclusão de curso, o TCC, sobre o perfil nutricional de crianças matriculada em creches da rede pública, na Zona Urbana e Rural de Lagoa de Dentro. O TCC foi apresentado e defendido em dezembro, de 2017.

Para Edna, que é a primeira a fazer esse tipo de avaliação no Município, a nutrição infantil é a principal maneira de aguçar uma vida saudável de um futuro adolescente, adulto e idoso. “Ter uma educação alimentar dentro de creches municipais, o mais precoce possível, possibilita ao individuo a criação de hábitos conscientes e saudáveis que serão levados por toda vida”. Considera.

Ela conta que o Brasil vem passando por um momento de transição no perfil nutricional da população, ocorrendo um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade onde está incluso adultos, crianças, adolescente. Esse aumento sendo cada vez mais perceptível em crianças com idade pré-escolar 2 a 6 anos.

Edna acrescenta que diante de alguns fatores que vem ocorrendo na atualidade, fazer um projeto voltado para o publico infantil é um fator ímpar por detectar precocemente os possíveis agravos e trabalhar com ações de educação nutricional intensificado hábitos saudáveis na primeira fase de vida, a fase pré-escolar.

O trabalho foi orientado pela Professora Drª Joana Leite.