Ciclo de Alfabetização das escolas municipais eleva resultados de proficiência em Português e Matemática

A Secretaria Municipal de Educação de Lagoa de Dentro parabeniza aos professores da rede municipal e em especial aos professores (as) do ciclo de alfabetização, pela elevação dos resultados alcançados nas avaliações 2018 do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. O resultado geral das avaliações mostra um avanço no nível de proficiência dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa, do nível (básico) para os níveis (adequado) e (avançado). Em Matemática, do nível (básico) para o nível (adequado).

Língua Portuguesa

ANO 2017 (média) 2018 (média)
1º ANO 456,8 601,5
2º ANO 510,0 610,9
3º ANO 538,4 614,3

ANO 2017 (média) 2018 (média)
1º ANO 411,1 490,6
2º ANO 449,0 521,4
3º ANO 473,9 519,4

Para a Secretária Liliane Soares este resultado é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, a começar da educação infantil, que vem preparando os alunos para chegarem no ciclo de alfabetização com qualidade de aprendizado, como também os projetos de intervenções pedagógicas realizados nas turmas de alfabetização, além das formações de professores realizadas ao longo do ano, tanto pela equipe municipal do programa Soma (Coordenadora/Formadora)quanto pela equipe do PNAIC (Coordenadora/formadoras). Salientamos também as formações realizadas pela equipe de coordenação e supervisão escolar da Secretaria Municipal de Educação, com todo o apoio e investimento da Prefeitura Municipal, através do prefeito Fabiano Pedro. Não podemos deixar de destacar também que a“peça chave” nesse processo é o professor, pois ele é o elo entre o processo formativo e o resultado da aprendizagem do aluno.

O resultado geral vem mostrar que estamos no caminho certo e que precisamos continuar avançando e investindo cada vez mais em formação continuada e em planejamento pedagógico.

Com informações da equipe de Educação.