Lagoa de Dentro - PB

Pouco se sabe das verdadeiras origens do município de Lagoa de Dentro. Conseguiu-se apurar entretanto, que por volta de 1880 já existiam no local onde se situa a sede municipal umas 10 ou 12 casas. Pertenciam algumas delas a José Cardoso, José Batista (que foi o primeiro comerciante), Bevenuto Ferreira de Lima, Francisco Costa, Joaquim Freire do Amorim, Antônio Fernandes e Manoel Prígio.

O local era ponto obrigatório de passagem dos viajantes que transitavam entre Guarabira e Jacaraú. Antônio Fernandes fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capela em homenagem à São Sebastião. Em 1954 foram iniciadas algumas modificações e é hoje sua matriz. A Primeira missa depois de concluída a reforma, foi rezada a 20 de outubro de 1958 por Frei Damião.

Gentílico: lagoense de Dentro ou lagoa-dentrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 1990, de 04-111959, subordinado ao município de Caiçara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lagoa de Dentro, figura no município de Caiçara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 2614, de 11-12-1961, desmembrado de Caiçara. Sede no atual distrito de Lagoa de Dentro. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Hino

Surgiu um dia Neste Chão.
Neste teu Seio Varonil.
Um sentimento uma expressão.
neste teu céu azul anil.

surgiu no peito uma paixão.
Lagoa de Dentro encantos mil.

Da terra o sustento a fartura.
no seu santo a fé que cura Reuniu.
da terra o sustento a fartura.
no seu santo a fé que cura reluziu.

Da lagoa a origem pura que surgiu na mata escura ali floriu.
Do teu povo a candura seus anseios sua bravura reluziu.
sua arte sua cultura formam sua formosura.

Refrão
Surgiu um dia Neste Chão.
Neste teu Seio Varonil.
Um sentimento uma expressão.
neste teu céu azul anil.
surgiu no peito uma paixão.
Lagoa de Dentro encantos mil.