História da Cidade

Fundação e Aniversário: 20 de Dezembro de 1961
Gentílico: lagoense de dentro ou lagoa-dentrense
População: 7 370 hab. (IBGE/2010)
Área: 84,505 km²

Feriados Municipais
20 de Janeiro
– Dia de São Sebastião (padroeiro)
08 de Março – Dia Internacional da Mulher
Outubro – Ultimo Sábado – Dia do Evangélico
20 de Dezembro – Emancipação Política

Localização: Ver Mapa

História
Pouco se sabe das verdadeiras origens do município de Lagoa de Dentro. Conseguiu-se apurar entretanto, que por volta de 1880 já existiam no local onde se situa a sede municipal umas 10 ou 12 casas. Pertenciam algumas delas a José Cardoso, José Batista (que foi o primeiro comerciante), Bevenuto Ferreira de Lima, Francisco Costa, Joaquim Freire do Amorim, Antônio Fernandes e Manoel Prígio.

O local era ponto obrigatório de passagem dos viajantes que transitavam entre Guarabira e Jacaraú. Antônio Fernandes fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capela em homenagem à São Sebastião. Em 1954 foram iniciadas algumas modificações e é hoje sua matriz. A Primeira missa depois de concluída a reforma, foi rezada a 20 de outubro de 1958 por Frei Damião.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 1990, de 04-111959, subordinado ao município de Caiçara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lagoa de Dentro, figura no município de Caiçara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 2614, de 11-12-1961, desmembrado de Caiçara. Sede no atual distrito de Lagoa de Dentro. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.