Prefeitura de Lagoa de Dentro entregou tablets aos Agentes de Comunitários de Saúde

Com o objetivo de agilizar e proporcionar mais qualidade no atendimento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a Prefeitura de Lagoa de Dentro, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde desta quarta-feira, 07 de fevereiro, tablets aos 18 profissionais que atuam no Município.

A entrega aconteceu na Academia de Saúde, Erotilde Oliveira de Araújo, e contou com a presença da Secretária de Saúde, Eliane Santiago, e de outros profissionais de saúde que atuam no Município.

A Secretária informou que nos dias 15 e 16, de fevereiro, todos os ACS passarão por uma capacitação para a utilização do equipamento.

Com as novas medidas adotadas pelo Governo Federal, a Gestora de Saúde informou que os Agentes Comunitários de Saúde passarão a realizar verificação de Pressão Arterial, teste de glicemia e curativos. “Para isso, ainda esse ano estarão iniciado um curso de preparação para atuarem como técnicos de enfermagem.” Comentou.

Eliane destacou que em breve todos os prontuários serão eletrônicos, assim como já está iniciando no PSF I (Cidade), o que agiliza o trabalho dos profissionais. As equipes que atuam na zona rural irão receber notebook para a utilização do prontuário eletrônico.

Sobre a compra dos tablets a Secretária informou que a Prefeitura usou recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Com essa ação, o Prefeito Fabiano Pedro disse que acredita que com a informatização os ACS tenham uma redução considerável no tempo de repasse das informações nas Unidades de Saúde. “Ganha o profissional e ganha a população”. Ressaltou.

Sobre o PMAC

Sobre o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ), a Secretária lembrou que o objetivo é incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Disse que e é preciso alcançar bons indicadores para que o incentivo seja recebido.