Prefeitura de Lagoa de Dentro promove Dia ‘D’ de Vacinação Antirrábica neste sábado

A Prefeitura Municipal de Lagoa de Dentro (PMLD), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover o Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos neste sábado (22). O principal ponto de atendimento será no Posto de Saúde, anexo do Hospital Frei Damião, no período das 8h às 17h;

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida.

De acordo com a secretária de Saúde, Eliane Santiago, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano. “É preciso que todos os anos cães e gatos sejam vacinados, ficando estes protegidos da raiva canina ou felina”, explicou.

O proprietário deve levar o cartão (se tiver) de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagüi a recomendação é não matar o animal e pedir orientação médica em um Centro de Saúde.