Início Turismo

Turismo

[vc_custom_heading text=”TURISMO” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]

No turismo Lagoa de Dentro se destacam as comemorações religiosas em honra ao seu padroeiro o mártir São Sebastião (11 a 20 de janeiro), quando famílias se reúnem para as celebrações. Neste período também é notável a participação de muitos turistas oriundos de cidades vizinhas e de Estados do Brasil, por conta da tradicional Festa de São Sebastião (profana) que com o passar dos anos reúne milhares de participantes.
Em seu aspecto profano a festa se destaca como uma das mais tradicionais da região. A partir de 2013 o período festivo passou a ser conhecido como “a festa de todos os ritmos” pelas inovações, com a diversidade de ritmos e estilo musicais que a festa traz, a exemplo do “Palco Cultural” trazendo repentistas, emboladores, poetas e artista da terra, valorizando a cultura popular e local, outra inovação foi a criação do “Palco do Brega” onde já se apresentaram diversos nomes locais e nacionais e no dia de São Sebastião (20 de janeiro) o encerramento das festividades se dá com a apresentação de Bandas Católicas a nível nacional.
Já passaram pelo palco, o Padre Antônio Maria (2013), Banda Cantores de Deus (2014), O Cantor Diego Fernandes (2015) e o missionário Dunga da Canção Nova (2016).
Outra festa que também já se tornou tradição no município é a da Vila Gravatá, que também tem por padroeiro São Sebastião, entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro a comunidade se junta para celebrar o novenário em honra ao soldado de Cristo, por fim outra forma de celebrar é a realização da festa social com apresentação artística debandas e a participação de um aglomerado número de pessoas.
No período junino a cidade vem se destacando pela organização de festivais de quadrilhas juninas, competição que chama atenção das maiores e melhores quadrilhas da Paraíba e de outros estados vizinhos, por seu valor cultural e premiação que valoriza o trabalho dos quadrilheiros. Neste período também destacamos o bom e autêntico forró pé de serra, que desde 2013 os cidadãos se voltam para arrastar o pé ao som da sanfona, zabumba e triângulo.
Ainda no turismo religioso podemos lembrar os tapetes de Corpus Christi que são confeccionados por moradores e membros de grupos e pastorais da Paróquia local,as vésperas do dia desta importante celebração católica.
E não poderíamos esquecer o dia 20 de dezembro (20/12/1961), data que nos remete ao patriotismo local, pois neste dia comemora-se a Emancipação Política de Lagoa de Dentro, onde já é de costume um dia cheio de atividades esportivas, civis, religiosa e artística.
Outro destaque que podemos dar em Lagoa de Dentro é a Lagoa “Francisco Soares” a mesma que dá nome ao nosso município e que vem sendo feita a obra de urbanização de suas margens, tornando o local ponto de turismo e lazer.
Por Henrique Florêncio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support